Não perca nenhum conteúdo! Siga o Vi nos Filmes no Instagram, Youtube e Tiktok

Marcelo Crivella determina que HQ dos Vingadores seja retirada da Bienal

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, entrou em uma grande polêmica ao determinar executivamente que uma das HQs dos Vingadores seja retirada da Bienal do Livro 2019 por conta de ilustrações homossexuais.

O prefeito anunciou a medida em vídeo no Twitter. Confira:

Publicada originalmente em 2010, a obra foi escrita por Allan Heinberg e tem história centrada em Wiccano e Hulkling, um casal abertamente homossexual. Em algumas cenas, eles aparecem abraçados e na mesma cama. Em outra, eles dão um beijo. Em todas, eles aparecem vestidos.

Os organizadores do evento, que acontece até o dia 8 de setembro, no Riocentro, se negaram a cumprir a determinação sem uma ordem judicial oficial:

“A Bienal Internacional do Livro Rio, consagrada como o maior evento literário do país, dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+.

A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.”