Crítica – Planeta dos Macacos: O Reinado (Kingdom of the Planet of the Apes)

Emulando o que foi criado em 2011, Wes Ball traz uma nova história no mesmo estilo, mas que infelizmente parece não levar à lugar nenhum.

“Planeta dos Macacos: O Reinado” realiza um salto no tempo após a conclusão de “A Guerra”. Muitas sociedades de macacos cresceram desde quando César levou seu povo à um oásis, enquanto os humanos foram reduzidos a sobreviver e se esconder nas sombras. Apesar de ser responsável pela segurança da nova geração de primatas evoluídos, muitos não conhecem os feitos de César. É neste novo cenário que um líder macacocomeça a escravizar outros grupos para encontrar tecnologia humana, enquanto um jovem macaco, que viu seu clã capturado, embarca em uma viagem para encontrar a liberdade, sendo uma jovem humana a chave para todos.

Não se engane pensando que esse filme trará os mesmos personagens de “A Guerra”, ou terá alguma relação direta com o filme da década de 60. De acordo. com o diretor Wes Ball, o novo filme será o começo de uma nova trilogia na franquia. Temos novos personagens humanos e
chimpanzés, que apenas citam César como uma lenda, cujos ensinamentos devem ser seguidos. O filme, de acordo com a linha do tempo, se passa 300 anos depois do longa de 2017 e antes do original de 1968, embora não se relacione diretamente com eles.

Planeta dos Macacos: O Reinado – 20th Century Studios (2024)

“Planeta dos Macacos: O Reinado” , é mais do mesmo que já foi mostrado na nova trilogia, porém sem inovação na trama. Temos uma história um pouco genéria (apesar de não ser mal executada) que não leva à lugar nenhum, começando e terminando da mesma forma, sem ganchos interessantes para uma nova continuação ou relação.

A ação e o CGI estão agradáveis, Planeta dos Macacos desde 2011 sempre se mostrou bom no quesito de efeitos especiais e esse não é diferente. Nos empatizamos com os personagens, mas eles não superam nossa saudade dos macacos e humanos que foram retratados na última trilogia. A obra tem uma fotografia maravilhosa e suas sequências de batalha são
prazerosas de assistir.

Planeta dos Macacos: O Reinado – 20th Century Studios (2024)

O espectador fica curioso para as próximas atualizações, pois desde “A Origem”, essa saga tem se mostrado extremamente competente e capaz de cumprir o que promete. Embora esse filme seja muito bom, pode ser considerado o mais fraco da franquia. As belíssimas paisagens em meio à natureza são excelentes para se apreciar na tela grande, e depois de um hiato de sete anos, é emocionante ver o retorno dessa obra que tanto amamos.

Planeta dos Macacos: O Reinado – 20th Century Studios (2024)

Se você está procurando apenas repetir a dose do que já foi mostrado nos últimos filmes, esse é para você. Ele não tenta trazer nada de novo, e nem ao menos se esforça para criar uma trama interessante. É apenas o “bem” contra o “mal”, escrito de uma forma bastante preguiçosa.

 

Planeta dos Macacos: O Reinado | Kingdom of the Planet of the Apes
Estados Unidos, 2024, 145 min.
Direção: Wes Ball
Roteiro: Josh Friedman
Elenco: Owen Teague, Freya Allan, Kevin Durand
Produção: Joe Hartwick Jr., Rick Jaffa, Wes Ball
Direção de Fotografia: Gyula Pados
Música: John Paesano
Classificação: 14 anos
Distribuição: 20th Century Studios

Não perca nenhum conteúdo! Siga o Vi nos Filmes no Instagram, Youtube e Tiktok