“Os Inseparáveis se inspira em Toy Story para criação de fábula nada inovadora.
Em mais um filme com a premissa de dar vida à bonecos inanimados, “Os Inseparáveis” traça um caminho diferente do comum, e acaba sendo mais uma história genérica sobre amizade.
O filme conta a história de Don, um boneco de bobo da corte que está cansado de interpretar sempre o mesmo papel. Ele sonha em ser um verdadeiro herói e toma coragem para se aventurar fora do teatro em uma missão para descobrir o grande mundo e viver uma vida própria. Ao longo de sua jornada, ele conhece DJ Doggie Dog, um animal de pelúcia abandonado que quer se tornar uma estrela do rap.

No coração de New York, a trama segue a amizade improvável entre esses dois seres e tem como um dos maiores acertos o uso de dois estilos de animação diferentes: Quando vemos o que se passa na mente de Don, a animação se torna 2D, enquanto no “mundo real”, segue um 3D bem trabalhado. O uso dessa técnica permite que o filme se torne mais dinâmico e criativo visualmente, sendo bastante prazeroso de assistir.
O roteiro é consideravelmente previsível, mas em nenhum momento tenta se mostrar mais profundo do que ele realmente é. O objetivo de contar uma fábula inspiradora sobre amizade e lealdade é cumprido, e apesar de parecer ser só mais um clichê para crianças, a metáfora de correr atrás de seus sonhos e seguir por uma vida que vai contra o que lhe foi projetado é executada com sucesso.

“Os Inseparáveis” irá encantar e inspirar as crianças de todas as idades. A obra tem sua personalidade e merece reconhecimento, apesar de se apoiar em muitos artifícios já consagrados no gênero e na típica jornada do herói.
Os Inseparáveis | The Inseparables
Bélgica/França/Espanha, 2023, 89 min.
Direção: Jérémie Degruson
Roteiro: Cal Brunker, Bob Barlen, Joel Cohen
Elenco: Bobby Cannavale, William A. Fitzgerald, Robert De Niro
Produção: Matthieu Gondinet, Matthieu Zeller
Música: Puggy
Classificação: Livre
Distribuição: Paris Filmes
Leave a Reply