Uma celebração atemporal de lealdade.
A história de Hachiko, o cãozinho fiel, é uma narrativa profundamente comovente, inspiradora e já conhecida. Baseado em eventos reais, este filme relata a vida de Hachiko, um cão da raça Akita que foi encontrado e adotado por Hidesaburõ Ueno, no qual o levou para morar junto a sua família em Shybuia, Tóquio. O notável cãozinho, ficou conhecido por acompanhar o seu dono até a estação de Shybuia, e o aguardar voltar do trabalho, todos os dias. Após a morte de seu dono, causado por um acidente vascular cerebral, o cãozinho ficou aguardando a sua volta por mais de 9 anos na estação, sendo cuidado por mercadores que trabalhavam ali em volta. Sua lealdade foi tão tocante que, após sua morte, foi erguida uma estátua de bronze em sua homenagem, para que jamais esquecessem do quão leal um cão pode ser.

Esta história foi eternizada em um livro intitulado “Hachiko – O Cão que Esperava” e inspirou duas adaptações cinematográficas anteriores. A primeira, uma versão japonesa de 1987 chamada “Hachiko Monogatari”, e a segunda, uma adaptação norte-americana de 2009 intitulada “Sempre ao Seu Lado”, que ganhou notoriedade por ter Richard Gere no elenco. Agora, este ano, estreia no Brasil uma nova adaptação chinesa.
O filme é ambientado em Chongquing, uma cidade na China, trazendo a história para tempos mais atuais. O filme segue o professor Chen Jingxiu, que, no caminho para o trabalho, encontra um cãozinho perdido e, mesmo contra a vontade de sua esposa, decide adotá-lo.

O filme não se restringe ao drama; ele equilibra cenas cômicas que garantem boas risadas com momentos profundamente emocionantes que podem arrancar lágrimas. O elenco desempenha seu papel de forma aceitável, entregando performances espontâneas, alegres e comoventes. Cada personagem é retratado com uma autenticidade que torna a história ainda mais real.
O roteiro é bem estruturado, proporcionando um desenvolvimento claro e compreensível das ações dos personagens e do desenvolvimento da trama. A fotografia do filme é um grande destaque, capturando a beleza das paisagens e sendo complementada por uma trilha sonora cuidadosamente escolhida e utilizada para intensificar a compreensão de cada cena.

Uma curiosidade sobre este filme é que foram utilizados cães de rua, que foram resgatados e treinados, e logo após o longa eles foram adotados por famílias amorosas e cuidadoras, dando um final feliz à várias criaturinhas que antes estavam perdidas. Em momento nenhum foi utilizado algum tipo de violência em seus treinamentos, e não há nenhuma cena no filme que mostre maus tratos contra os cães. Somente a verdadeira lealdade que esses pequenos seres têm com os seus donos.
A obra é recomendada para toda a família que deseja se emocionar no cinema, com uma história que simboliza lealdade e toca os corações em cada adaptação, seja cinematográfica ou literária.
Crítica por Alisson da Silva.

Hachiko: Para Sempre | 忠犬八公
China, 2023, 124 min.
Direção: Xu Ang
Roteiro: Xu Ang, Zhang Hansi, Li Lin
Elenco: Feng Xiaogang, Joan Chen, Bai Jugang
Produção: Ning Ya, Liangwen Li
Direção de Fotografia: He Shan, Guo Kai
Música: 钟宗豪, Maiqi Jiao
Classificação: 10 Anos
Distribuição: Paris Filmes











Leave a Reply