“Quatro Meninas” ganhou o Prêmio Especial do Júri e os prêmios de Melhor Atriz para Dhara Lopes e Melhor Atriz Coadjuvante para Maria Ibraim, no 58 ª Festival de Brasília
“Quatro Meninas”, longa dirigido por Karen Suzane, com roteiro de Clara Ferrer, participará da Mostra Geração da Première Brasil do Festival do Rio no dia 10 de outubro, às 18h15m, no Estação Net Gávea, com a presença das atrizes protagonistas Ágatha Marinho, Alana Cabral, Dhara Lopes e Maria Ibraim, e da diretora e equipe técnica.
Sessões
SEX (10/10) 18:15 Estação NET Gávea 3, com a presença das atrizes protagonistas Ágatha Marinho, Alana Cabral, Dhara Lopes e Maria Ibraim, da diretora Karen Suzane, da roteirista de Clara Ferrer, do produtor Marcello Ludwig Maia, da distribuidora Filmes do Estação e equipe.
DOM (12/10) 13:45 Cine Carioca José Wilker – Sala 2
O filme levou o Prêmio Especial do Júri e os prêmios de Melhor Atriz para Dhara Lopes e Melhor Atriz Coadjuvante para Maria Ibraim, na premiação do 58 ª Festival de Brasília. “Esse prêmio de Melhor Atriz me deixa emocionada, feliz e orgulhosa. É como se todo o caminho até aqui tivesse ganhado um novo sentido. Ser Lena foi íntimo e pessoal, em todos os lugares de uma mulher preta, e fico feliz que esses acessos tenham sido sentidos pelo público. Agradeço a quem construiu a Lena comigo, minhas colegas de elenco, minha diretora, minha roteirista, minha preparadora de elenco, equipe e Marcello, o produtor. Obrigada!” , declara emocionada a atriz Dhara Lopes.
“Eu só quero agradecer e dizer que esse prêmio vai pro povo preto e artista Baixadense, É DE JAPERIIII!!!!!”, exalta sua premiação a atriz Maria Ibraim.
O longa traz a história de Tita, Lena, Francisca e Muanda, jovens negras no Brasil de 1885, e é produzido por Marcello Ludwig Maia da República Pureza Filmes, com coprodução da PRPL (Holanda), Filtro Filmes, Telecine e Canal Brasil e tem a distribuição da Filmes do Estação e da ArtHouse.
“Ser premiada no Festival de Brasília é uma confirmação, de que estou certa, de que mais mulheres podem ocupar estes espaços “, declara a diretora.
“Quatro Meninas”, que será exibido na Mostra Geração da Première Brasil do Festival do Rio, deste ano, também foi selecionado pela Fundação Hubert Bals para Desenvolvimento (2022) e Produção pelo programa BoostNL Rotterdam 2023.
Sinopse
Encarregadas dos cuidados pessoais de quatro estudantes em um internato no interior, elas sobrevivem às suas circunstâncias sonhando com a liberdade. Quando um romance impensado põe a vida de Lena em perigo, os sonhos de fuga tornam-se necessidade, e as quatro meninas decidem fugir. Para sua surpresa, suas sinhás descobrem o plano – e exigem ir junto.
Encontrando abrigo em um casarão abandonado, o grupo enfrenta desafios de convivência. Livres das estruturas de poder tradicionais, as moças negras experimentam o poder, o amor e a possibilidade de sonhar com o futuro, enquanto as brancas resistem a aprender a ajudar nas tarefas domésticas, cuidar de si mesmas e encarar seus erros. Quando uma velha ameaça ressurge, no entanto, todas precisam se unir para sobreviver.
Elenco:
Ágatha Marinho / Tita
Alana Cabral / Muanda
Dhara Lopes / Lena
Maria Ibraim / Francisca
Duda Batsow / Celina
Duda Matte / Guilhermina
Gabi Cardoso / Joana
Giovanna Rispoli / Eugenia
João Vitor / Benjamin
Dani Ornellas / Iaiá
Raquel Karro / Dona Vivência
Stella Rabello / Madame
Eric Max / Vicente
Ficha Técnica
Direção: Karen Suzane
Roteiro: Clara Ferrer
Produção: Marcello Ludwig Maia
Fotografia: Thais Faria
Direção de Arte: Ananias De Caldas
Montagem: Nina Galanternick, edt.
Trilha: Fernando Aranha, Guga Bruno
Edição de Som: Bruno Armelin
Mixagem: Bernardo Adeodato
Som direto: Laura Zimmerman
Figurino: Valéria Stefani
Caracterização: Tayce Vale
Produção executiva: Marcello Ludwig Maia e Silvia Sobral
Ficção, 89 min, Cor
Janela DCP 1:90 Full
Resolução 2k ( 2048×1080)
Sistema de Som: digital 5.1
Classificação: 14 anos







Leave a Reply