Diversidade de produções e crescimento da indústria audiovisual renovam confiança da empresa na força da Cultura.
Presidente da Shell, maior patrocinadora do Festival do Rio, Cristiano Pinto da Costa visitou no sábado, 11 de outubro, o RioMarket 2025, braço de negócios do maior evento da indústria audiovisual da América Latina. O executivo mostrou entusiasmo com a força da economia criativa representada na feira: “Essa edição ganhou uma dimensão especial, é o quarto ano da parceria da Shell com o Festival do Rio e o RioMarket. Temos muito orgulho de estar associados a essa retomada do Festival pós-pandemia da Covid-19. O investimento em Cultura é um dos pilares estratégicos da Shell”, sustentou.
A escolha do local para o RioMarket, braço de negócios do Festival do Rio, reforçou a sintonia com a empresa. “O Armazém da Utopia foi reformado com o apoio da Shell, e permitiu uma expansão significativa do evento,’ explicou. A Zona Portuária, uma das prioridades na estratégia de desenvolvimento urbano do Rio, reforça as afinidades entre o festival e a patrocinadora. “O Rio de Janeiro é a capital do setor de Energia, a sede de nossa empresa fica perto, no Centro, eu sou carioca, todos são fatores que reforçam essa proximidade,’ argumenta.
Costa destacou o momento favorável e o apelo internacional da cidade. “O Rio tem crescido como destino turístico, esse ano deve bater recorde em número de visitantes,” exemplificou. A parceria da Shell com a Prefeitura e o Governo do Estado para revitalizar a área do Porto, em que se encontra o Pier Mauá, terminal de passageiros por via marítima, colabora para essa alavancagem.
A rotina intensa de trabalho fez com que o presidente da Shell comparecesse ao Festival menos do que desejava, mas ele se mostra um apaixonado por cinema. “Como nem sempre podemos ir ao cinema, promovemos sessões em nossa casa, as Friday Night Movies, com minhas filhas, desde que elas eram bem pequeninhas, e vemos muitos filmes em casa,” conta.
O apoio a projetos culturais é um investimento estratégico da Shell, na definição de Cristiano Pinto da Costa, pelo que agrega de valores profundos à marca. “Estamos no Brasil há 112 anos, é por meio da Cultura que uma nação se mostra, se transforma. A arte é um caminho para a ascensão social de pessoas de camadas menos favorecidas. Você circula pelo Festival do Rio, pelo Prêmio Shell do Teatro, você vê um ambiente que valoriza a diversidade. Eu me sinto muito orgulhoso de tudo isso. E a marca Shell, estando associada a esses processos, ela também se reforça,” conclui.







Leave a Reply