Anéis, intrigas e ascensão de Sauron: A corrupção avança enquanto Númenor desaba em caos.
No quinto episódio, vemos os anões ainda lutando contra a escuridão na montanha e o rei Durin experimentando usar seu anel de poder, que logo já dá mostras de sua influência sobre a mente de quem o usa. Ele claramente cumpre o que promete ao seu usuário; a luz volta a brilhar em Khazad-dûm e os elfos e anões se unem na forja de Celebrimbor para celebrar e anunciar a criação dos Grandes Portões de Durin, uma marca da amizade entre esses povos. E claro, o nosso “senhor das dádivas” volta a tentar semear a ideia de anéis para homens, mas, falhando na influência, Sauron toma as rédeas da produção; coisa difícil, apesar de todos os seus séculos de existência, ele ainda tem muito o que aprender sobre a arte do ferro.
Já em Númenor, a rainha Miriel foi deposta e entrega o futuro ao destino. Elendil e seus homens perdem a patente, Pharazôn começa a mostrar as asinhas e a ilha fica cada vez mais instável.
O Alto-Rei se vê pressionado a agir contra Mordor, ficando em dúvida entre ouvir a lógica e agir, ou aguardar mais notícias de Eregion. O que nós sabemos e o Alto-Rei não, são as sombras começando a tomar forma na guerra com o batalhão de orcs nos arredores da cidade. Será que Galadriel lutaria ao lado de um inimigo menor para destruir o maior?

Disa descobre uma nova voz na montanha e o rei já começa a dar sinais de descontrole. O retrato se inverte aqui: o príncipe, que antes queria cavar a montanha inteira, fica receoso dos perigos, enquanto o rei se convence de que não existe nada além de uma riqueza imensurável ali.
A série ainda segue a linha de cortar alguns arcos em episódios específicos para dar mais atenção ao desenvolvimento de outros. Ainda assim, algumas coisas têm acontecido bastante rápido, como os efeitos negativos dos anéis dos anões, a crescente dominância de Sauron em toda a equipe de ferreiros e as brigas em Númenor, que são basicamente os pontos explorados nesse episódio. A relação do vilão com os secundários é algo bem repentino; até então, não tínhamos visto uma interação tão direta, o que dava a ideia de que Celebrimbor era o elo entre todas as mãos naquela forja. Dessa vez, podemos nos perguntar a quem os elfos ali realmente seguem.

Enquanto na Terra-média os anéis envenenados de Sauron dão sinais de corrupção, a situação em Númenor escala bem rápido. Por mais que seja interessante ver um usurpador tomar decisões ruins, de quem foi a péssima ideia de derrubar um templo para passar um aqueduto? Espero que tenha sido do mimadinho do filho dele. Pharazôn foi mostrado como a imagem do político astuto e ambicioso. Da ambição todos temos certeza; agora, do resto… Falando nele, o rei começa a flertar com as visões da Palantír, coisa que espero que seja melhor explorada nos próximos capítulos, já que ele quase não teve tempo de tela. Seria interessante ver mais sobre como a esfera élfica se comporta.
(Agora um pequeno desabafo: a gente tenta dizer que nem sempre é o riquinho mimado e insuportável, mas é SEMPRE um riquinho mimado e insuportável! Como não odiar? -_-). E falando em tempo de tela, vale a menção ao Elrond, menino de recados esquecido no
churrasco, que só apareceu correndo e depois no final. Eu me pergunto: cadê os soldados que estavam com ele antes? Apareceram ainda menos que ele.

E que delícia de produção bem feita! Se tem uma coisa que continua impecável é a direção de arte; qualquer cena que for pausada em plano aberto, plano médio ou qualquer outro, praticamente, dá um quadro lindo de emoldurar. A qualidade visual da primeira temporada continua e, considerando a promessa de batalhas grandes nesta nova temporada, já dá uma ansiedade para descobrir como vai ser a guerra.
Crítica por Cristina Russo.
S02 E05 – Salões de Pedra | S02 E05 – Halls of Stone
Estados Unidos, 2024, 61 min.
Direção: Sanaa Hamri, Louise Hooper
Roteiro: Nicholas Adams
Elenco: Owain Arthur, Sophia Nomvete, Charles Edwards
Produção: Helen Shang, Patrick McKay, John D. Payne, Kate Hazell
Direção de Fotografia: Jean-Philippe Gossart, Laurie Rose
Música: Bear McCreary
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | The Lord of the Rings: The Rings of Power
Segunda Temporada
Classificação: 14 anos
Distribuição: Amazon Prime Video
Leave a Reply