Especial de Halloween traz clássicos do terror às salas do Rio de Janeiro.
Com mais de 30 obras selecionadas, a “Mostra Terrível, Parte 3” é a continuação da primeira e da segunda Mostra Terrível ocorridas em outubro de 2022 e outubro de 2023, sucessos de público no Estação NET Botafogo, com inúmeras sessões lotadas de gente entusiastas do que de melhor os cinemas de terror, horror, suspense, ficção científica, fantasia, dentre outros gêneros interessados no macabro, nos monstros e no medo, poderiam oferecer às mais novas e velhas gerações cinéfilas cariocas. Em 2024, a quantidade de filmes aumenta, para apresentar as mais diferentes filmografias ao redor do mundo e do tempo que alarmaram, amedrontaram, assustaram, chocaram, enervaram, espantaram, horrorizaram e aterrorizaram as audiências de cinema ao longo dos anos.
Por isso, a programação da Terrível 3 perpassa desde os primórdios do cinema, com o expressionista alemão “O Gabinete do Dr. Caligari”, de 1920, como um destaque da mostra ao ser exibido em cineconcerto com música ao vivo, até produções contemporâneas cariocas, apresentadas tanto nas pré-estreias dos longas-metragens “A Última Casa da Colina”, de Julio Napoli, e “A Herança”, de João Cândido Zacharias, quanto na já tradicional sessão Jovens Terríveis, com exibição de curtas selecionados, para que possamos refletir e degustar dos grandes clássicos & cults do passado, mas entender como eles reverberam nas produções do presente e futuro. No entanto, quem abre as portas da mostra pelo terceiro ano consecutivo não poderia ser outro cineasta, personagem e mito que não José Mojica Marins, o Zé do Caixão, com projeção de “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” no aniversário de 60 anos do clássico brasileiro. Mas como nossos espectadores famintos por sangue não conseguiriam aguentar por tanto tempo, preparamos no final de semana anterior, 18 e 19/10, um Esquenta Terrível com sessões à meia-noite de “Psicopata Americano” e “O Bebê de Rosemary”.

Já outros cinemas internacionais e seus respectivos clássicos também marcam presença no corpo e entranhas da Terrível 3: os americanos “Psicose”, de Alfred Hitchcock, “Carrie, a Estranha”, de Brian De Palma, “O Enigma de Outro Mundo”, de John Carpenter, e “O Silêncio dos Inocentes”, de Jonathan Demme; os japoneses “O Gato Preto”, de Kaneto Shindo (mesmo diretor de “Onibaba) e “Kwaidan”, de Masaki Kobayashi (mesmo diretor de “Harakiri”) e os italianos “Banho de Sangue”, “Pavor na Cidade dos Zumbis” e “Terror na Ópera”, de Mario Bava, Lucio Fulci e Dario Argento respectivamente, cineastas fundamentais na formação do posterior slasher americano, representados na mostra com “Brinquedo Assassino” e “O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger”. No entanto, a mostra em 2024 também encontra nos 25 anos passados exemplares dignos de nota para os corações aflitos dos nossos espectadores: as efemérides de “O Sexto Sentido”, de M. Night Shyamalan, e “A Bruxa de Blair”, de Eduardo Sánchez e Daniel Myrick, além de perturbadoras experimentações no gênero no século XXI como em “Desejo e Obsessão”, de Claire Denis, “Império dos Sonhos”, de David Lynch, “Anticristo”, de Lars Von Trier, e o sul-coreano “Eu Vi o Diabo”, de Jee-woon Kim

Por outro lado, a Terrível 3 expande o conceito para além de obras historicamente percebidas como horror, pois o gênero não escapa dos violentos e incômodos “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick, e “Violência Gratuita”, de Michael Haneke. Não apenas, a mostra também considera o cinema de animação em sua programação, tanto para os entusiastas de animes, como o surrealista “Paprika”, de Satoshi Kon, quanto para as famílias poderem introduzir para seus pequenos a obra de Tim Burton em “A Noiva Cadáver”, com sessões dubladas. Por fim, diretamente da ficção científica para a Terrível, temos “O Homem Invisível”, de James Whale, “A Mosca”, de David Cronenberg, e “Alien, o Oitavo Passageiro”, nos 45 anos do clássico de Ridley Scott.

Junta-se à seleção a “Maratona em Pânico”, que projeta a trilogia original de filmes dirigidos por Wes Craven, e o retorno de “The Rocky Horror Picture Show” na programação, longa-metragem sinônimo da nossa atitude perante o gênero, por ser obra que consegue conciliar o terror com o erotismo, o musical, a comédia, a ficção científica, a fantasia, dentre outros ingredientes deste carnaval de expressões que há 2 anos une milhares de pessoas a partir não só da repulsa pelos sustos, mas também da identificação delas tanto com os personagens assustados quanto com os personagens que assustam.
Por fim, continuando e expandindo o sucesso dos primeiros 11 dias da mostra, adicionamos mais sessões no Estação NET Gávea, de 31 de outubro a 6 de novembro, todos os dias às 21h e nas matinês do sábado e do domingo, assim como programamos uma repescagem para o Estação NET Botafogo nos dias 4, 5 e 6 de novembro, contemplando sessões extras da trilogia Pânico individualmente, um Classiquíssimos (“Kwaidan”) e também a exibição dos curtas Jovens Terríveis.
Na Terrível 3, com exceções das sessões especiais (Maratona, Cineconcerto e Matinês no Estação NET Rio), o preço por pessoa será o promocional de 16 reais. A fim de estimularmos o interesse de nosso público por uma quantidade maior das obras da nossa seleção, o Estação também oferece pacotes de ingressos na compra de 7 ou 14 entradas, com descontos no valor total da aquisição. No de 7 ingressos, cada um sai por 12 reais; e no de 14 ingressos, cada um sai por 11 reais.







Leave a Reply