Juliette Binoche - Imagem: Reprodução The Talks

Juliette Binoche e CEO da Academy of Motion Picture Arts and Sciences confirmam presença no Festival do Rio 2025

Mostra Panorama Mundial traz filmes dirigidos por Juliette Binoche, Paolo Sorrentino, Kristen Stewart e Werner Herzog, entre outros.

Programação inclui vencedores de Cannes, Berlim e Veneza e candidatos ao Oscar.

Vendas de  pacotes de ingressos começam hoje, dia 25/09, às 14h

Com uma curadoria que reúne mais de 180 filmes internacionais representando 74 países, o Festival do Rio 2025, que acontece de 2 a 12 de outubro, apresenta a seleção das mostras Panorama Mundial, Expectativa, Itinerários Únicos e Midnight Movies. As mostras Clássicos & Cults e Première Latina já foram anunciadas. A programação traz ao público brasileiro grandes mestres do cinema, estreias femininas na direção, documentários sobre personalidades históricas e trabalhos premiados nos principais festivais do mundo.

A presença feminina é um dos eixos centrais desta edição, com 90 filmes dirigidos ou co-dirigidos por mulheres apenas entre os internacionais. Entre os destaques está a atriz francesa Juliette Binoche (Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por O Paciente Inglês), que vem ao Festival pela primeira vez para apresentar In-I in Motion, seu primeiro trabalho como diretora. A premiada diretora portuguesa Teresa Villaverde (ColoOs Mutantes) virá ao Brasil exclusivamente para apresentar no Festival a estreia mundial de seu último filme, Justa, que conta com Betty Faria em destaque no elenco. A Voz de Hind Rajab, da diretora tunisiana Kaouther Ben Hania, que emocionou o público em Veneza e levou o Grande Prêmio do Júri, é outro dos filmes muito esperados desta edição. Também integram o Panorama Mundial cineastas como Claire Denis (Bom Trabalho), com A CercaAgnieszka Holland (Filhos da Guerra), com Franz Antes de Kafka; e Nia DaCosta (Candyman), com Hedda. Filmes que tratam de sexismo, abuso e relações de poder, como Sem Dó nem Piedade, de Isa Willinger; e A Fúria, de Gemma Blasco, reforçam a relevância dos temas atuais que atravessam a curadoria.

Diretamente do Festival de Cannes, chegam obras como Valor Sentimental, de Joachim Trier, vencedor do Grande Prêmio do Júri; e O Olhar Misterioso do Flamingo, de Diego Céspedes, vencedor na mostra Un Certain Regard, e escolhido para representar o Chile na corrida pelo Oscar. O filme será apresentado no Festival do Rio com a presença do diretor e da atriz Paula Dinamarca. Também exibido em Cannes – onde conquistou o prêmio de Melhor Atriz para Cléo Diára na mostra Un Certain Regard -, O Riso e a Faca, de Pedro Pinho, será exibido no Rio com a presença do diretor, do ator Jonathan Guilherme e da própria Cléo Diára. Outro título em destaque é Um Poeta, de Simón Mesa Soto, filme da Colômbia vencedor do Prêmio do Júri na Un Certain Regard. O filme é mais um da safra de 16 produções já selecionadas até agora por seus países para disputar uma vaga no Oscar 2026 – lista que pode aumentar.

Entre os grandes nomes presentes no Panorama estão ainda La Grazia, de Paolo Sorrentino; A Cronologia da Água, de Kristen Stewart; Sonhos, de Michel Franco; Yes, de Nadav Lapid; Morra, Amor, de Lynne Ramsay; Elefantes Fantasmas, de Werner Herzog; e Balada de um Jogador, de Edward Berger, diretor de Conclave, que encerrou o Festival do Rio em 2024. A lista ainda inclui obras de Hong Sang-soo, Julia Ducournau, Kelly Reichardt, Rebecca Zlotowski, László Nemes, compondo um painel do cinema contemporâneo em toda a sua diversidade.

A mostra Expectativa, voltada para as primeiras obras de novos diretores, passa a ser competitiva em 2025 com a criação do Prêmio do Público Expectativa. São filmes do primeiro ao terceiro longa, revelando talentos de diferentes partes do mundo. Destaques incluem Surda, da realizadora espanhola Eva Libertad e vencedor do público na mostra Panorama da Berlinale; A Useful Ghost, de Ratchapoom Boonbunchachoke, que levou o Grande Prêmio da Semana da Crítica em Cannes; Histeria, de Mehmet Akif Büyükatalay; e Köln 75: Um Concerto Histórico, de Ido Fluk, que também vem ao Rio apresentar o longa.

Os documentários da mostra Itinerários Únicos percorrem trajetórias marcantes das artes, da política e da cultura. Entre eles, One to One: John & Yoko, de Kevin Macdonald, sobre o lendário concerto do casal; Elizabeth Bishop: Do Brasil com Amor, sobre a poeta americana que viveu no Rio; Os Diários de Ozu, de Daniel Raim; George Orwell: 2+2=5, de Raoul Peck (diretor de Eu não sou seu negro, indicado ao Oscar de melhor documentário); e Aos Pedaços: A Música de Meredith Monk, sobre a compositora e performer americana. Também fazem parte da seleção filmes dedicados ao pensamento espiritual de Krishnamurti (Krishnamurti, A Revolução do silêncio) e à sabedoria do Dalai Lama (A Sabedoria da Felicidade).

A sempre provocativa Midnight Movies reúne os títulos mais ousados e arriscados, com espaço para o terror, o erótico e a experimentação. O público poderá assistir ao suspense Lago dos Ossos, estrelado por Marco Pigossi, que estará presente no festival; além da releitura sombria da fábula da Cinderela em A Meia-Irmã Feia; da animação queer A Sapatona Galáctica; e de produções de terror vindas da Nigéria e da Escandinávia.

Convidados internacionais

O Festival do Rio receberá nomes de peso do cinema mundial. Além de Juliette Binoche e Teresa Villaverde, já estão confirmados Nadav Lapid (Yes), Pedro Pinho, Jonathan Guilherme e Cléo Diara (O Riso e a Faca), Diego Céspedes e Paula Dinamarca (O Olhar Misterioso do Flamingo), Guillermo Francella, Gastón Duprat e Mariano Cohn (Homo Argentum), Daniel Hendler (Um Cabo Solto), Gemma Blasco (A Fúria), Giulio Bertelli e Chiara Caselli (Ágon), Corrado Fortuna (ator de À Beira), Diego Ribon (ator de Elisa – O Véu da Culpa), Dorianna Leondeff (roteirista de As Provadoras de Hitler), entre outros grandes nomes. Representantes da Academy of Motion Picture Arts and Sciences (AMPAS), incluindo seu CEO Bill Kramer, também participam da programação, fortalecendo o papel do Festival como ponto de encontro internacional.

Não perca nenhum conteúdo! Siga o Vi nos Filmes no Instagram, Youtube e Tiktok