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Irá o Mercado Chinês Controlar Hollywood e o Cinema Americano?

Nos últimos tempos temos vistos mais e mais notícias relacionadas a lançamentos exclusivos, cenas especiais, material extra, aparições em programa, enfim parece que o mercado chinês recebe um tratamento especial nos grandes lançamentos cinematográficos dos últimos anos, mas também pudera. Segundo o governo chinês, o número total de faturamento nas bilheterias em 2015 foi de US$ 6,77 bilhões de dólares, um crescimento de 48,7% em comparação ao ano passado, 2014. O crescimento impressiona!

Velozes e Furiosos 7 e Jurrasic World, dois grandes sucessos no mercado chinês (Reprodução)
Velozes e Furiosos 7 e Jurassic World, dois grandes sucessos no mercado chinês (Reprodução)

Em 2015, o campeão de arrecadação no mercado chinês foi Velozes & Furiosos 7, que faturou impressionantes US$ 390 milhões de dólares. Outros filmes hollywoodianos que também faturaram alto por lá em 2015 foram Os Vingadores: A Era de Ultron com seus US$ 240 milhões, Jurassic World que ficou com 228 e Mission: Impossible – Rogue Nation que conseguiu arrecadar US$ 136 milhões de dólares no mercado chinês. O curioso é que alguns filmes arrecadam menos nos Estados Unidos do que na China. E isso tem um motivo.

A China se abre cada vez mais ao mercado internacional. Isso, evidentemente, não é de agora, mas parece que agora, mais do que nunca, Hollywood percebe e explora isso. Como já acontece há anos com o mercado japonês, é comum para muitos filmes terem materiais lançados de forma única e exclusiva para o mercado chinês. Em alguns casos, vai até além. Transformers: A Era da Extinção, chegou a criar um reality show para escalar atores chineses. Essas alternativas tomadas, juto com uma presença ativa, criam uma simpatia com o público, o que é fundamental para o sucesso de qualquer filme no Mercado Chinês. O resultado, pelo menos para Michael Bay foi positivo, já que o filme lucrou na China US$ 320 milhões de dólares, enquanto que nos Estados Unidos, a cifra não passou dos US$ 245 milhões. Já Homem de Ferro 3 parece que colocava um chinês em cada pedaço do filme. Também houveram diversas ações do filme focadas para o mercado chinês, o resultado foi US$ 121 milhões de dólares, que ajudou consideravelmente a boa arrecadação do filme.

Em 2016, as grandes produções de super-heróis podem ajudar a alavancar ainda mais a bilheteria chinesa. (Reprodução)
Em 2016, as grandes produções de super-heróis podem ajudar a alavancar ainda mais a bilheteria chinesa. Em 2015 o mercado chinês faturou US$ 6,77 bilhões de dólares, um número próximo ao dos US$ 11,22 bilhões arrecadados pelos cinemas americanos.  (Reprodução)

São duas empresas – administradas pelo estado – as maiores distribuidoras da China. A China Film Group Corporation é a maior e mais influente do país. A revista americana Forbes inclusive cita o grupo como sendo um monopólio estatal que todos os filmes estrangeiros devem lidar. Em 2014 eles detinham 32.8% de todo o mercado cinematográfico chinês. A segunda é a Huaxia Film Distribution Company, que controla 22.89%.

Se por um lado, bons ganhos internacionais sejam uma boa influência ao velho cinema cliché americano que parece mais adaptável agora a mudança, por outro lado talvez todo esse sucesso no em terras chinesas possa fazer com que elementos positivos ao mercado chinês sejam cada vez mais inseridos nas tramas das grandes produções americanas. Até onde isso exerce influência no material final dos grandes lançamentos do cinema depende apenas e exclusivamente da ganância das grandes produtoras.

Sendo assim, tudo deve ficar bem, afinal, quem já ouviu alguma história de corporações sendo gananciosas, right?