Curta gaúcho ‘Final 99’, de Frederico Ruas, faz sua estreia no Festival do Rio

Produzido pela Maristela Ribeiro Produções, em coprodução com Anti Filmes, filme compete na mostra Première Brasil: Curtas​.

Numa cidade arrasada, um vigia noturno perdeu a identidade. Uma mulher estrangeira o contata, afirmando tê-la encontrado. Esta é a premissa do curta-metragem “Final 99”, escrito e dirigido por Frederico Ruas, que faz sua estreia mundial no 27º Festival do Rio, dentro da competição Première Brasil: Curtas. O filme passa nesta segunda (6), às 21h45min, no Estação NET Gávea 4 e 5; terça (7), às 16h30min, no Cine Odeon – CCLSR; e quarta (8), às 18h45min, no Cinesystem Belas Artes 5.

A trama acompanha Luiz, interpretado por Bruno Fernandes (“Tinta Bruta”),  um vigia noturno que se sente estrangeiro em casa, e Lucía, a atriz Mbyá Guarani Luicina Duarte – Para Poty em sua estreia no cinema, que vive uma estrangeira que deseja entrar em contato.

O curta-metragem foi filmado no inverno rigoroso de julho de 2024 em Porto Alegre (RS), logo após a maior enchente de sua história. “Rodamos em meio a destroços, lama e lixo de uma cidade se reerguendo. É uma ficção sobre solidão numa distopia que tomou contornos de um trauma coletivo real”, resume o realizador Frederico Ruas.

Cineasta e curador porto-alegrense, Ruas é Bacharel em Artes Visuais pela UFRGS e criador e diretor da sitcom “Paralelo 30” (2019, Prime Box Brazil). É criador e roteirista da série “A Bênção” (2020, Canal Brasil). É dele também o documentário experimental longa-metragem “TERRAQUEOS – Vestígios de uma era digital” (2014).

Além do drama proposto pela ficção, “Final 99” leva às telas alguns questionamentos morais: O que significa perder a identidade em uma sociedade em ruínas? O que é identidade, um pedaço de papel? Em um mundo de pessoas deslocadas, onde está o pertencimento?

A realização é da Maristela Ribeiro Produções, em coprodução com Anti Filmes. A produção fica a cargo de Maristela Ribeiro e Zeca Brito, enquanto a produção executiva é assinada por Maristela Ribeiro e Patricia Barbieri. “Final 99” é um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo – Prefeitura de Porto Alegre.

Não perca nenhum conteúdo! Siga o Vi nos Filmes no Instagram, Youtube e Tiktok