Crítica – Tuesday

A importância de dizer adeus: uma jornada sublime sobre aceitação e luto.

A personificação do luto e/ou da morte já foi vista em diversas obras desde a criação do cinema. Aqui, a diretora e roteirista se arrisca em uma abordagem inédita e até um pouco cômica para retratar os sentimentos de uma mãe que enfrenta dificuldades para aceitar que a filha com uma doença terminal está deixando esse plano. Para escapar da realidade, a mãe passa o dia fora de casa, simulando ter um emprego, e a chegada do pássaro que representa a morte é a única coisa capaz de reaproximá-la de Tuesday.

O filme explora de forma sutil e sensível como os personagens lidam com a perda e a inevitabilidade da morte. Pusic nos lembra que a morte, embora dolorosa, é uma poderosa arma para reflexão. Tuesday e sua mãe são confrontadas com a mortalidade, e isso as força a reavaliar suas vidas e prioridades.

Tuesday – Paris Filmes (2023)

O luto é composto de cinco estágios: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação, e aqui, o processo de aceitação da morte é o ponto focal da narrativa. A obra mostra que aceitar a morte é essencial para encontrar a paz e seguir em frente. A diretora captura a complexidade do luto, com a utilização de cores, iluminação e ambientação que cria uma atmosfera que reflete as emoções e os estados mentais das protagonistas.

O uso do humor na obra é algo que a torna mais especial. Podemos perceber que foi utilizado com cautela, não para mascarar ou satirizar o sentimento das personagens, mas sim para dar uma leveza à trama que possui uma carga tão pesada. A trilha sonora composta por Anna Meredith, que já tem seu estilo conhecido de Eighth Grade (também outro filme da A24), complementa a narrativa de forma sublime, intensificando os momentos de tensão e alívio ao longo do filme.

Tuesday – Paris Filmes (2023)A fantasia foi utilizada de forma excelente e a personificação da morte justamente no processo de aceitação dos personagens é fenomenal para traçar uma reflexão sobre a naturalidade do fim da vida e o encerramento de ciclos, um assunto muito difícil e doloroso até de se pensar, quando se trata de quem amamos, embora seja inevitável.

É interessante perceber a confiança de Daina para contar sua história, cujo roteiro é relativamente complexo e ousado para um primeiro longa-metragem. A diretora consegue mostrar sua competência nessa grande estreia.

Tuesday – Paris Filmes (2023)Tuesday é um filme emocionante que, embora às vezes tente parecer mais profundo e filosófico do que realmente é, possui uma narrativa cativante que emociona e toca a alma do espectador. As atuações das personagens principais carregam o longa e o torna uma jornada significativa, memorável e linda de assistir.

 

Crítica por Pedro Gomes.

 

Tuesday
Estados Unidos/Reino Unido, 2023, 111 min.
Direção: Daina Oniunas-Pusić
Roteiro: Daina Oniunas-Pusić
Elenco: Julia Louis-Dreyfus, Lola Petticrew, Arinzé Kene
Produção: Ivana MacKinnon, Helen Gladders, Oliver Roskill
Direção de Fotografia: Alexis Zabe
Música: Anna Meredith
Classificação: 14 anos
Distribuição: Paris Filmes

Não perca nenhum conteúdo! Siga o Vi nos Filmes no Instagram, Youtube e Tiktok