Rumo à uma temporada mais intensa e com mais desafios de ritmo.
No novo episódio, Elrond e Galadriel enfrentam muitos problemas. Além da missão de verificar o estado de Celebrimbor, a já abalada amizade entre eles se torna ainda mais frágil com a presença constante do anel de prata que Galadriel usa e com a nova hierarquia imposta pelo Alto Rei. Será que, por mais que a origem dos anéis seja questionável, eles podem ser grandes aliados, se usados pelas pessoas certas?
Quanto ao Istar, ele continua buscando suas amigas no deserto de Rhûn, o que o leva a conhecer uma figura curiosa, Tom Bombadil, o Mais Velho, como se apresenta. Istar encontra nele um guia, um professor e a esperança de um destino grandioso, seguindo a clássica jornada do herói.

Por outro lado, suas amigas acordam perdidas, sujas e em perigo de serem capturadas por catadores, depois de terem sido arremessadas pelo poder descontrolado de Istar. Não é surpresa que existam mais Pés-peludos espalhados pelo mundo do que Nori e Papoula imaginavam. Neste episódio, somos apresentados aos Grados, os “Pés-peludos originais”, que ficaram em sua aldeia quando um ancestral de Sadoc partiu em busca de uma terra melhor para seu povo.
E o que dizer de Theo? Levado no último episódio, ele agora é procurado por Arondir, Isildur e os outros humanos. O elfo, inclusive, descobre rapidamente que Estrid não é tão inocente nem ingênua quanto aparenta. Quem sabe, entre um “jantar” e outro, os três se conheçam melhor. O suficiente, pelo menos, para sobreviverem juntos ao rancor das árvores, que, por mais que detestem humanos (com razão, não é?), têm lembranças mais recentes (e mais horríveis) dos orcs. Então, o inimigo do meu inimigo é meu amigo, certo?

De modo geral, esta temporada parece seguir um caminho que busca entregar mais ação que a anterior, mantendo um bom ritmo de desenvolvimento dos personagens, que agora precisam lidar com seus traumas. As questões individuais e coletivas são tratadas uma a uma, o que pode agradar alguns espectadores, como os leigos em relação ao universo de Tolkien ou aqueles que ainda não leram os livros. No entanto, isso pode incomodar quem já possui um conhecimento prévio de alguns conceitos estabelecidos pelo autor.
Por outro lado, alguns núcleos parecem estar se desenvolvendo mais rapidamente que outros. Contudo, estamos no início, e essa diferença de ritmo pode ser apenas uma impressão inicial. Será interessante ver como esse desenvolvimento será explorado ao longo da temporada.

Outro aspecto que parece se repetir é a ausência de alguns núcleos ou personagens em determinados episódios, o que não é necessariamente um problema. Afinal, dar muito tempo de tela a um personagem sem desenvolver adequadamente sua história pode saturar o público, por mais querido que seja o personagem e seu arco. Cof cof, Daemon Targaryen, cof cof.
E fica a pergunta: o que vale mais, o sacrifício de seus aliados ou uma fonte de poder ilimitada?
Crítica por Cristina Russo.
S02 E04 – Mais Velho | S02 E04 – Eldest
Estados Unidos, 2024, 65 min.
Direção: Sanaa Hamri, Louise Hooper
Roteiro: Glenise Mullins
Elenco: Robert Aramayo, Morfydd Clark, Daniel Weyman
Produção: Helen Shang, Patrick McKay, John D. Payne, Kate Hazell
Direção de Fotografia: Jean-Philippe Gossart, Laurie Rose
Música: Bear McCreary
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | The Lord of the Rings: The Rings of Power
Segunda Temporada
Classificação: 14 anos
Distribuição: Amazon Prime Video
Leave a Reply