Ti West finaliza sua trilogia em uma exploração fascinante do horror através da ambição por identidade.
É notável que Ti West soube utilizar bem a temática oitentista e a glamorização de Hollywood para criar um universo lendário de terror. Nesse terceiro filme, a busca de Maxine pela fama nesse ambiente competitivo e muitas vezes cruel é retratada de forma escancarada, ao mostrar os perigos e os sacrifícios que a personagem-título se vê na obrigação de fazer para alcançar o topo.
A personagem sofre de uma busca incessante por identidade em um local que constantemente tenta moldá-la de acordo com suas expectativas, evidenciando em vários momentos a descartabilidade das pessoas no mundo artístico. Os anos 80 foram uma época marcada por excessos, hedonismo e busca por prazer imediato. A cultura pop, a música e a moda da década são usados no filme para criar uma atmosfera vibrante e sombria, como um filme noir sufocado por neon. Criticando a superficialidade e o vazio que muitas vezes acompanham a glória e o sucesso rápidos, Ti West encerra aqui sua trilogia com um filme que sacrifica o terror em prol de uma mensagem maior.

O diretor constrói a tensão de forma gradual, utilizando a ambientação e os personagens para criar uma sensação de perigo iminente, vulnerabilizando a todo momento qualquer pessoa presente em cena. Ninguém está a salvo de Hollywood, muito menos Maxine. Por mais que ela seja uma mulher empoderada e segura de si, ela não passará pela fama sem que essa fama lhe tome alguma coisa.
“You got two black eyes from lovin’ too hardAnd a black car that matches your blackest soulI wouldn’t change ya”
~ L.A Devotee – Panic! at the Disco
Mia Goth brilha no papel principal interpretando uma personagem conplexa e com diversas confusões mentais e crises existenciais que vêm moldando-a desde seu passado sombrio. A neta da atriz brasileira Maria Gladys mostra, com maestria, a capacidade para ser a scream queen que precisamos. Pela obsessão de Maxine pelo glamour, somos cada vez mais apresentados pela decadência e a superficialidade de Hollywood.

“The black magic of Mulholland Drive
Swimming pools under desert skies“~ L.A Devotee – Panic! at the Disco
A glória e o brilho desse lugar muitas vezes escondem uma realidade sombria de exploração, abuso e desilusão. Relacionando a obra com a música de Panic! at the Disco, podemos perceber como a cidade se vende como um lugar cheio de promessas e ilusões, onde o brilho esconde a decadência. Maxine é atraída pela promessa de sucesso dessa Cidade dos Anjos, assim como a figura retratada na canção.
Os personagens secundários trazem subtramas interessantes, mas muito mal aproveitadas. A duração do filme acaba sendo curta demais para a genialidade proposta ao longo dos dois primeiros, fazendo o terceiro parecer mais profundo do que ele realmente é. Maxine merecia um desfecho à altura do sucesso que sempre sonhou, e acaba recebendo um filme muito bom, mas que deixa a desejar por não se capacitar em tudo o que tem a dizer. A homenagem ao cinema policial e slasher da década de 80 é inegável, e a estética da obra leva qualquer fã de cinema ao deleite, destacando aqui a qualidade da fotografia de Eliot Rockett, que executou com maestria seu trabalho em toda a trilogia, criando cenas memoráveis e inesquecíveis.

As três obras criadas por Ti West realmente serão um marco no terror. Após a excelente construção de personagem do filme “Pearl”, citada por diversos críticos de cinema, “MaXXXine” acaba sendo inferior, conseguindo se consagrar como uma estrela, mas brilhando menos que seu antecessor. O longa é narrativamente ambicioso, mas isoladamente, não atinge a total profundidade que deseja. Quando visto como parte da trilogia, ao lado de “X” e “Pearl”, ele se transforma em uma peça fundamental de uma narrativa coesa e bem estruturada. Juntos, os três filmes oferecem uma exploração profunda dos sonhos e pesadelos de Hollywood, tornando “MaXXXine” uma conclusão aceitável e significativa desse conjunto.
“In this business, until you’re known as a monster you’re not a star.“
~ Bette Davis
Crítica por Pedro Gomes.

MaXXXine
Estados Unidos, 2024, 104 min.
Direção: Ti West
Roteiro: Ti West
Elenco: Mia Goth, Giancarlo Esposito, Kevin Bacon
Produção: Ti West, Mia Goth, Jacob Jaffke
Direção de Fotografia: Eliot Rockett
Música: Tyler Bates
Classificação: 18 anos
Distribuição: Universal Pictures









Leave a Reply