A jornada de uma mulher em busca de liberdade emocional em meio ao desejo e à solidão.
Deixe-me (Laissez-moi), co-produção entre França e Suíça estreou em 2023 no Festival de Cinema de Cannes, marcando a estréia de Maxime Rappaz como diretor. Protagonizado por Jeanne Balibar, vencedora do César de Melhor Atriz em 2018 por “Barbara”, o filme estreia dia 26 de Setembro nos cinemas brasileiros!
No filme o espectador acompanha a vida de Claudine, uma encantadora costureira de meia-idade moradora de um vilarejo em meio aos Alpes Suíços e mãe de um jovem adulto com poliomielite, a quem dedica a maior parte do seu tempo. Semanalmente ela visita o mesmo hotel para se encontrar com homens que estão de passagem, geralmente à trabalho. Ela chega e em poucos segundos escolhe o homem que irá seduzir e levar para cama. Ela checa com um atendente do hotel, conhecido seu, qual a data de check-out do homem escolhido por ela, tendo sempre uma preferência por homens que deixarão o hotel em poucos dias. Ela conversa com o homem escolhido antes de acompanhá-lo para seu quarto e demonstra interesse em saber como é a vida em sua cidade-natal. Após uma breve conversa, ela o leva para cama e após a relação sexual o deixa, negando qualquer tipo de pagamento.

Claudine sempre procurou manter uma certa distância dos homens com quem se relaciona, porém inesperadamente isso muda quando ela conhece o alemão Michaël, interpretado por Thomas Serbacher, que se apaixona por ela e decide estender a sua estadia para passar mais tempo com ela. Embora ela inicialmente tente reprimir o seu sentimento por Michaël, ela acaba não resistindo e cedendo à paixão.
No início o espectador não entende porquê que uma costureira se encontra todas as semanas com homens, se relaciona sexualmente com eles mas não exige pagamento. Porém em poucos minutos o filme deixa claro ao espectador o motivo da sua rotina de ir semanalmente ao mesmo hotel e se encontrar com diferentes homens de diferentes nacionalidades. Com esta revelação, o filme faz com que o espectador se empatize e se afeiçoe à personagem.

Jeanne Balibar interpreta nesta delicada e comovente performance uma mulher aprisionada em sua própria vida e que num amor inesperado encontra a chance de libertar-se, e sua trama irá emocioná-lo!
Crítica por João Becker.

Deixe-me | Laissez-moi
França/Suíça, 2023, 93 min.
Direção: Maxime Rappaz
Roteiro: Maxime Rappaz, Marion Vernoux, Florence Seyvos
Elenco: Jeanne Balibar, Thomas Sarbacher, Pierre-Antoine Dubey
Produção: Micha Wald, Alexander Weiss, Gladys Brookfield-Hampson
Direção de Fotografia: Benoît Dervaux
Música: Antoine Bodson
Classificação: 14 anos
Distribuição: Imovision









Leave a Reply