Confira 5 Motivos para assistir “DETETIVA CHINATOWN: O MISTÉRIO DE 1900” nos cinemas

Com distribuição da SATO Company, o quarto exemplar da franquia bilionária criada por Chen Sicheng, é o primeiro filme de época da série.

Depois de três filmes contemporâneos passados em Bangkok, Nova York e Tóquio, a franquia de mistério chinesa ‘Detetive Chinatown’, que já rendeu mais de US$ 1,8 bilhão nas bilheterias mundiais, ganhou seu capítulo mais ousado em 2025: DETETIVE CHINATOWN: O MISTÉRIO DE 1900 , um prelúdio para a série ambientada em São Francisco em 1900.

O filme utiliza uma abordagem humorística e investigativa para explorar temas atuais, oferecendo ao público uma experiência cinematográfica que entretém e provoca reflexão sobre questões sociais e históricas.

Com distribuição da SATO Company, DETETIVE CHINATOWN: O MISTÉRIO DE 1900 tem estreia prevista nos cinemas brasileiros para o dia 15 de maio.

Confira abaixo 5 motivos para ver a obra nas telonas:

Detetive Chinatown: O Mistério dos anos de 1900 – Sato Company (2025)

1 – FRANQUIA DE SUCESSO

A franquia ‘Detetive Chinatown’ começou em 2015 com Qin Feng, um aspirante a policial que viaja à Tailândia para visitar seu “tio” Tang Ren, suposto detetive de destaque na Chinatown de Bangkok. Juntos, investigam um crime. Nos dois filmes seguintes (2018 e 2021), a dupla encara casos em Nova York e Tóquio.

Estrelados por Wang Baoqiang e Liu Haoran, os três últimos longas estão entre as 20 maiores bilheterias da China. O mais recente, lançado no início de 2025, arrecadou US$ 496 milhões, tornando-se a terceira maior bilheteria global do ano. A franquia também gerou a série de TV ‘Detetive Chinatown’, lançada em 2020, com foco em Lin Mo, discípulo de Tang Ren. A segunda temporada estreou em 2024.

Detetive Chinatown: O Mistério dos anos de 1900 – Sato Company (2025)

2 – ENIGMA ENVOLVENTE E REVIRAVOLTAS SURPREENDENTES

Em DETETIVE CHINATOWN: O MISTÉRIO DE 1900, o filme se passa na virada do século XIX para o XX, na cidade de São Francisco, nos EUA, onde o assassinato da filha de um congressista provoca turbulência social no distrito de Chinatown e mantém o tom característico da franquia, mesclando humor e investigação de maneira eficaz. Desta vez, um novo mistério terá que ser resolvido, com pistas escondidas e reviravoltas que mantêm o público vidrado — e tudo isso funciona melhor com a imersão do cinema.

3 – ELENCO

Wang Baoqiang e Liu Haoran, protagonistas da franquia Detetive Chinatown, retornam em novos papéis no quarto filme. Wang interpreta Ah Gui, um caçador criado por uma tribo indígena após uma tragédia, em busca de vingança pela morte de seu pai adotivo. Liu vive Qin Fu, médico tradicional chinês e tradutor, convocado para investigar um assassinato em São Francisco com lógica e conhecimento médico.

A investigação é liderada por Bai Xuanling, vivido por Chow Yun-Fat (O Tigre e o Dragão), cujo filho é suspeito do crime. John Cusack (Quero Ser John Malkovich) interpreta o congressista Grant, marcando sua segunda parceria com o diretor Chen Sicheng, após Decoded (2024).

Detetive Chinatown: O Mistério dos anos de 1900 – Sato Company (2025)

4 – COLABORAÇÃO NA DIREÇÃO

O filme foi codirigido por Chen Sicheng e Dai Mo. Essa colaboração marca a primeira vez que Chen divide a direção de um longa da franquia, o que trouxe uma nova dinâmica criativa à série e mais agilidade à trama.

A parceria entre os dois diretores resultou em uma narrativa que combina elementos clássicos da série com novas abordagens visuais e temáticas, enriquecendo a narrativa e experiência para os fãs e atraindo novos espectadores. Além disso, o longa apresenta uma produção de alta qualidade, com cenários detalhados e uma recriação cuidadosa da época.

Detetive Chinatown: O Mistério dos anos de 1900 – Sato Company (2025)

5 – TEMAS RELEVANTES

O filme mistura comédia, mistério e crítica social ao abordar temas como xenofobia, justiça e identidade cultural. Ambientado em São Francisco em 1900, retrata o preconceito sofrido pela comunidade chinesa nos EUA sob a Lei de Exclusão Chinesa, destacando a violência e marginalização enfrentadas na época.

A narrativa valoriza as tradições chinesas e a resiliência de seu povo, mostrando uma luta coletiva por justiça e dignidade. Também critica políticas excludentes e imperialistas, personificadas pelo congressista Grant, dentro de uma trama que mescla fatos históricos e ficção.

Não perca nenhum conteúdo! Siga o Vi nos Filmes no Instagram, Youtube e Tiktok