Não perca nenhum conteúdo! Siga o Vi nos Filmes no Instagram, Youtube e Tiktok

Confira 16 referências e easter eggs encontrados no trailer de X-Men ’97

 Essa semana fomos agraciados com o primeiro teaser trailer da volta dos X-Men aos mundos da animação com X-Men ’97. O vídeo é extremamente curto, mas bem direcionado. Já de cara, dá para perceber que ele está ali para provocar uma geração de fãs que acompanhava o desenho lançado nos anos 90 cerca de 30 anos atrás. E com isso, se prestar bem atenção, verá uma série de easter eggs e referências feitas pra gente mais velha, mas também algumas curiosidades novas que remetem aos quadrinhos. Reservamos aqui uma lista delas pra vocês:

1-Referências a uma outra época

Pra começar, o trailer começa remontando a uma outra época onde víamos essas animações nos nossos aparelhos de televisão ainda de tubo. O trailer tem inclusive uma chamada de abertura provocando as “manhãs de sábado” quando esse desenho originalmente passava nos EUA na Fox kids, parte da programação do canal Fox e foi um imediato campeão de audiência. Ao lado do Televisor, alguns easter eggs – um porta-retrato de Scott e Jean que ficou bem conhecido pela cena que virou ‘meme’ com o Wolverine segurando ele e do outro lado um boneco da ToyBiz do Colossus, um exemplo de que o desenho fundamentalmente era também focado para promover as vendas dessas peças. Na época, antes da Marvel decretar falência, Avi Arad era um dos sócios majoritários da ToyBiz, além de Presidente da embrionária Marvel Studios. Em cima da TV, um VHS escrito “X-MEN DOFP” ou “X-Men Dias de um Futuro Esquecido”, lembrando o tempo em que gravavamos os desenhos para ver de novo e de novo.

2-Um Funeral para o Professor Xavier?

Logo em seguida, somos levados a um “Anteriormente em X-Men” tão comum naquela época e vemos cenas do episódio “Graduation Day” em que acompanhamos um Professor X adoecido após um ataque de Peter Gyrich. O episódio gira em torno de uma solução para salvar a vida de Charles e acaba numa incógnita já que para Xavier tentar sobreviver, ele teria que ser levado para o Império Shiar para buscar uma cura. Mais adiante no trailer, um caixão e um altar que serve de memorial para o Professor X nos leva acreditar que a cura dos Shiars não deu certo. Ou assim, os X-Men foram levados a acreditar. Curiosamente, em uma das últimas cenas, Magneto está lá ao lado dos X-Men e isso parece apontar para algo que repercutirá nessa temporada.

3- Madripoor

Quando começam a surgir as primeiras cenas novas da animação X-Men ’97, somos apresentados a vários quadros rápidos que é preciso prestar atenção aos detalhes. Um dos primeiros lugares parece a princípio ser Manhattan a noite, mas alguns detalhes como um deck portuário e a arquitetura dos prédios me fazem acreditar que seja Madripoor em sua plena vida noturna.

4-Morlocks

Já em Nova York, numa rua vazia porém sob a luz da sirene de uma viatura, vemos dois Morlocks se afastando. É possível reconhecê-los como Callisto e Sanguessuga, dois mutantes que apareceram várias vezes nos episódios do desenho original.

5-Clarim Diário e ligação com o antigo desenho do Homem-Aranha

Mais adiante, em frente a outro predio que parece abandonado, temos um jornal do “Clarim Diário” voando. É primeira vez que o desenho remete a existência dele neste universo particular dos mutantes, mas não para por aí. Os nomes de Eddie ‘Block’ (sic) e Peter Parker são referenciados na cobertura de uma tal Hellfire Gala. Do lado, o editorial pergunta – O Homem-Aranha é um mutante? Vale lembrar aqui que naquela época, apesar do desenho dos X-Men mal referenciar o Cabeça de Teia, o desenho do Homem-Aranha dos anos 90 teve 2 episódios ‘crossover’ com os Mutantes.

6-Hellfire Gala e mais mutantes

Aqui vale um ponto interessante. No desenho original, o Clube do Inferno nunca foi referênciado assim, talvez pela animação ser totalmente voltada para crianças. Eles se chamavam apenas de ‘Círculo Interno’. Já o Hellfire Gala é uma festa que só passou a ser conhecida agora na fase Krakoana dos X-Men. É curioso ver que assim como nos quadrinhos, eles estão brincando com a ideia de alguns mutantes se vestindo de um jeito ‘fashion’. Na capa, você identifica os mutantes Pó, Banshee, Medula, Natural e Loa.  

Na mesma cena, mas não no jornal, a Medula tem uma foto aparecendo como desaparecida:

7- Amigos da Humanidade

Mais cenas rápidas mostram pessoas protestando contra mutantes e até mesmo um cartaz no fundo leva a logo dos ‘Amigos da Humanidade’ com uma águia vermelha e azul como símbolo e as letras FoH dentro dela.

8- A volta dos Sentinelas

Outro flash mostra um braço de Sentinela e que alguém está de novo pensando em reconstruí-los. A pessoa aparece de costas com os braços de fora usando uma camisa preta sem manga. E pelo visto esse ser misterioso consegue já que os Sentinelas aparecem mais para frente em outro quadro.

9 – O Julgamento de Magneto

Em outra cena, vemos operativos militares com o símbolo da ONU nos ombros. Mais tarde, outra cena mostra o interior da própria ONU no que parece ser uma audiência. Com mais atenção, você perceberá que no meio temos Magneto com seu tão criticado traje roxo usado nos quadrinhos durante o seu “Julgamento”. Os X-Men estão em um ponta assistindo. Fica nítido que aqui teremos a adaptação da HQ onde Erick será julgado por seu crimes passados na versão do desenho.

10 – Um paraíso mutante?

Por duas vezes, temos a visão de um lugar que é por enquanto impossível de identificar e podemos só especular. Trata-se de uma estrutura magnânima como um palácio moderno, mas na frente ostenta as imagens do Professor X e Magneto de cada lado. Em outra imagem, o mesmo lugar parece a noite, com fogos de artíficio ao redor e parecendo estar em festa. Genosha? Krakoa? Alguma realidade paralela? Algum futuro distópico onde tudo terminou bem?

11- Sem charutos, só palitos

Os X-Men são finalmente apresentados, destacando em detalhes seus poderes – Garras, energia cinética, eletricidade e visor de quartzo rubi. Depois, vemos eles no Pássaro Negro partido para uma missão. E um detalhezinho que não pode ficar de fora e se manteve é do Logan com o palito de dente na boca. No desenho original, por conta de ser um programa infantil, o charuto de Wolverine foi dispensado, mas ele manteve o habito de sempre ter algo entre os dentes. Em X-Men 97, isso não foi esquecido.

12 – Morfo de forma nova!

Morfo está de novo entre os X-Men, só que ele aparece desta vez numa forma que pode ser estranha a só quem acompanhou o desenho pela TV e nunca leu um gibi. Ele está com o rosto quase sem forma, assim como era na ‘Era do Apocalipse’ também dos anos 90. Podemos entender que assim como Mística, Kevin Sidney tem essa forma no natural. Ainda assim, ele quando está a paisana aparece com cabelo e nariz de novo como nessa imagem ao entrar numa boate. 


13 – A Gravidez da Jean

Mais perto do final, descobrimos que o desenho já começa então com Jean Grey grávida. Ela também está lá na cena final, com a barriga muito maior e se virando apenas como juiz da partida de basquete dos X-Men. Mas será que é o Nathan Christopher Dayspring Askani’son Summers vulgo Cable que vai nascer? Ou será que é a Rachel? Vale lembrar que o desenho animado original nunca referiu Cable como filho de Ciclope. Já o merchandising dá entender de alguma maneira que Madelyne Prior também estará na jogada. É aguardar para ver…

14 – Sinergia Mutante

Outra cena que aparece no trailer e parece ser um ponto alto é quando Wolverine e Gambit se juntam para criar uma versão de “Garras de Adamantium energizadas cineticamente”. Isso pode parecer estranho para muitos, mas desde a fase Krakoana vem se trabalhando a ideia de mutantes trabalharem em “sinergia” com seus poderes. O desenho parece estar aproveitando essa ideia nessa cena…

15 – A esperada frase 

A penúltima cena do trailer basicamente é o Ciclope convocando o time usando a célebre frase “A mim, meus X-Men”. Curiosamente, essa chamada era algo originalmente dito pelo Professor Xavier na fase mais clássica do grupo, mas na fase escrita por Joss Whedon nas HQs em meados dos anos 2000, por aí, é Scott Summers que parece eternizar a frase para os fãs.

16- O Herdeiro de Xavier

Após o aparecimento da logo final, temos uma outra cena curta, mas que nos leva diretamente a uma fase clássica dos quadrinhos. Quando igualmente ao desenho, Charles Xavier precisa se afastar dos X-Men por conta de estar às portas da morte, ele pede para Magneto continuar seu legado. Apesar de relutante, Magneto cumpre o pedido do amigo. E mesmo que ele não lidere os X-Men, ele ao menos cumpre o papel de – do seu jeito – ensinar os Novos Mutantes. Pelo visto, a animação seguirá essa mesma ideia aqui.

O elenco de voz de X-Men ’97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo é o produtor executivo e roteirista principal da nova animação que chega dia 20 de Março no Disney+.

A estreia foi confirmada para chegar em 20 de Março a Disney+

Coveiro


Fonte: Universo Marvel 616 (marvel616.com)