Inspirado na história da escritora Maria de Lourdes Castro Pontes, longa integra a Première Brasil e disputa o Troféu Redentor nesta 27ª edição.
CYCLONE, longa da diretora Flavia Castro (“Deslembro”, “Diário de uma Busca”), integrará a seção Première Brasil da 27ª edição do Festival do Rio, que acontece de 2 a 12 de outubro. O anúncio aconteceu nesta terça-feira (2) e foi recebido com muito entusiasmo por toda a equipe, que já apresentou o filme nos renomados festivais internacionais de cinema de Xangai e Munique.
“Estrear CYCLONE no Festival do Rio é como voltar para casa. Tenho uma relação de muito afeto por esse festival”, afirma Luiza Mariani (“Todas as Canções de Amor”), que interpreta a personagem-título.
O filme narra a história de uma operária que divide seu tempo entre o trabalho em uma gráfica, onde garante seu sustento, e sua paixão pela dramaturgia. Quando ganha uma bolsa para estudar teatro em Paris, logo descobre que o maior obstáculo para realizar seus sonhos é ter nascido em um mundo onde as mulheres sequer são donas do próprio corpo.
A trama é livremente inspirada na história real da escritora Maria de Lourdes Castro Pontes, conhecida como Miss Cyclone, única mulher a assinar o “O Perfeito Cozinheiro das Almas Deste Mundo”, diário coletivo da garçonnière mantida por Oswald de Andrade, no centro de São Paulo na década de 1910. O filme, porém, reimagina essa personagem histórica a partir de uma perspectiva feminina e contemporânea.
CYCLONE é um projeto pessoal de Mariani, que interpretou a protagonista no teatro e há 20 anos trabalha para levá-la para as telonas. Não à toa, além de estrelar o filme, ela também assina a produção ao lado de Joana Mariani e Eliane Ferreira, e colabora no roteiro, escrito por Rita Piffer.
O elenco de CYCLONE ainda conta com Eduardo Moscovis (“Ela e Eu”), Karine Teles (“Benzinho”), Luciana Paes (“Sinfonia da Necrópole”), Magali Biff (“Pela Janela”), Rogerio Brito (“Um Ano Inesquecível – Primavera”) e Ricardo Teodoro (“Baby”).
Uma produção Mar Filmes e Muiraquitã Filmes, em coprodução com a VideoFilmes e com a Claro, CYCLONE chega aos cinemas em 27 de novembro, com distribuição da Bretz Films. Antes disso, o filme estreia no Brasil no Festival do Rio.











Leave a Reply