Evento exibiu 101 filmes de 13 países, ofertou 160 vagas em atividades formativas, promoveu 16 debates internacionais, 48 sessões comentadas, contou com a cobertura de mais de 400 veículos de imprensa e alcançou 2,2 milhões de visualizações nas redes sociais em seis dias de programação intensa e gratuita.
A 19ª Mostra CineBH encerrou sua edição de 2025 consolidando-se como um dos principais espaços de exibição, formação e mercado do cinema latino-americano. Com o tema “Horizontes latinos: nós somos o nosso futuro?”, o evento atraiu mais de 15 mil pessoas a nove espaços culturais de Belo Horizonte, ampliou seu alcance para 2,2 milhões de visualizações nas redes sociais e registrou mais de 80 mil acessos à plataforma oficial, vindos de mais de 60 países.
“A CineBH se firmou como uma plataforma estratégica para o cinema latino-americano, conectando mercados, formando novos públicos e impulsionando filmes que precisam circular. Em um momento marcado por atravessamentos e disputas simbólicas, reafirmamos o audiovisual da América Latina como território de criação, resistência e diálogo. Mais do que um festival, somos um espaço que provoca encontros capazes de transformar trajetórias, construir pontes e ampliar horizontes — colocando o cinema latino-americando no centro das conversas globais e como ferramenta vital de transformação cultural, social e econômica”, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra CineBH e do Brasil CineMundi.
Em seis dias de programação intensa e abrangente, foram exibidos 101 filmes — 48 longas, 1 média e 52 curtas-metragens — em 71 sessões gratuitas, distribuídas em 12 mostras temáticas como Continente, Território, Homenagem, Diálogos Históricos, A Cidade em Movimento, Vertentes, Praça e Curtas. As obras representaram 17 estados brasileiros e 13 países, incluindo Argentina, Colômbia, México, Cuba, República Dominicana, Equador, Peru, Chile, Uruguai, Porto Rico, Bélgica e Estados Unidos.
A abertura do festival contou com a pré-estreia de “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho, vencedor de três prêmios em Cannes 2025, incluindo melhor direção e melhor ator (Wagner Moura). A noite também prestou homenagem ao ator mineiro Carlos Francisco, referência de potência e versatilidade no audiovisual afro-brasileiro com trajetória que inclui os filmes Bacurau, Marte Um e Estranho Caminho. O artista foi lembrado como símbolo de resistência e representatividade.
A programação formativa da 19ª CineBH reafirmou o compromisso do festival com a qualificação profissional, o pensamento crítico e a formação de novos públicos. Ao todo, foram disponibilizadas 160 vagas em sete atividades, incluindo uma oficina online, duas oficinas presenciais, três laboratórios de roteiro e um lab de documentário, que ofereceram aos participantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos técnicos, desenvolver projetos autorais e dialogar com profissionais experientes do setor audiovisual. A formação se estendeu também às salas de cinema, com a realização de 48 sessões comentadas, que contaram com a presença de diretoras, diretores, roteiristas, produtoras e membros das equipes dos filmes, promovendo a troca direta com o público e ampliando a compreensão sobre os processos criativos, estéticos e políticos das obras exibidas.
Um dos pilares da programação da CineBH 2025 foi o Seminário Internacional, que reuniu especialistas, curadores, produtores, críticos e realizadores de 15 países em um ciclo de 16 debates, painéis e rodas de conversa voltados à análise crítica, ao intercâmbio de ideias e à reflexão sobre os caminhos do audiovisual no Brasil e no mundo. O seminário consolidou-se como espaço estratégico para discutir políticas públicas, coprodução, redes colaborativas, circulação internacional, práticas curatoriais e os desafios e potências do cinema latino-americano em um cenário de profundas transformações. As mesas reuniram nomes de destaque do circuito internacional e promoveram diálogos entre diferentes gerações e territórios, reforçando o papel da CineBH como centro de pensamento e articulação do setor e do Brasil CineMundi como potência para o cinema brasileiro no mercado global.
O Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, principal encontro de coprodução internacional do Brasil, celebrou seus 16 anos reunindo mais 200 profissionais de 16 países. Entre os 245 projetos inscritos, 37 longas-metragens foram cuidadosamente selecionados, destacando-se produções de diversas regiões brasileiras. Durante o evento, foram realizados 370 encontros de coprodução, além de 5 consultorias especializadas, 27 laboratórios de desenvolvimento, 10 mentorias de roteiro e um workshop internacional, fortalecendo conexões, impulsionando negócios e fomentando a circulação do cinema nacional no mercado global.
Raquel Hallak, ressalta ainda que o “O Brasil CineMundi é o evento de mercado do cinema brasileiro – onde o futuro do audiovisual começa. É aqui que apresentamos projetos em desenvolvimento, apostamos em novos talentos e exploramos novas possibilidades, tudo para promover a internacionalização do cinema nacional e fortalecer sua presença no cenário global.”
Na área educativa, o programa Cine-Expressão – A Escola Vai ao Cinema impactou mais de 2 mil estudantes de 13 escolas públicas, promovendo sessões especiais em três espaços culturais de Belo Horizonte. Foram exibidos 15 curtas infantojuvenis, acompanhados de debates e enriquecidos com material pedagógico exclusivo, fortalecendo a formação de plateias jovens e estimulando o desenvolvimento do olhar crítico e reflexivo dos estudantes.
A mostra A Cidade em Movimento celebrou seus 10 anos reafirmando seu compromisso com o cinema produzido na Grande-BH e a reflexão social. Nesta edição, foram exibidos 13 filmes selecionados, distribuídos em cinco sessões temáticas que abordaram questões centrais como identidade, memória coletiva, ativismo, gênero, sexualidade e direitos sociais. Cada sessão foi seguida por rodas de conversa com artistas, educadores, pesquisadores e parlamentares, que proporcionaram um espaço de diálogo aberto e plural, ampliando o debate sobre os desafios e potências das cidades e suas diversas comunidades. A mostra reforça a importância do cinema como instrumento de resistência, visibilidade e transformação social.
Na cobertura midiática, 47 veículos estiveram presentes em Belo Horizonte, representados por 49 jornalistas. Ao todo, mais de 400 veículos de imprensa de todo o país repercutiram a programação da CineBH, ampliando ainda mais seu alcance nacional e internacional.
Com uma programação abrangente que alia exibição, formação e mercado, a 19ª CineBH reafirma seu posicionamento como plataforma estratégica e inovadora para o cinema latino-americano. Esta edição se destaca por ampliar significativamente o alcance do audiovisual regional, brasileiro e da América Latina, fortalecer as conexões entre profissionais e públicos diversos, e promover o debate crítico sobre os desafios e potencialidades do setor. Assim, a mostra consolida-se como espaço indispensável para a valorização cultural, a qualificação profissional e a internacionalização do cinema brasileiro, reforçando seu papel de vanguarda na construção do futuro do audiovisual.
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