Starbucks ganhou mais de US$ 2 bilhões em marketing espontâneo graças a Game of Thrones

No último episódio exibido de Game of Thrones, o 4º da 8ª temporada, ocorreu uma gafe tremenda envolvendo a aparição de um copo de café que se assemelhava muito com o da marca Starbucks em determinada cena.

Apesar de não haver confirmação de que o copo era de fato da rede de cafeterias mais popular do mundo, diversos jornais, sites e canais de mídia de entretenimento noticiaram o fato agregando a marca. Para a felicidade da Starbucks, isso acabou gerando uma renda de marketing espontâneo de 2 bilhões de dólares somente com a replicação das notícias na mídia.

O cálculo dessa ação acidental foi feito por Stancy Jones, o CEO da firma de marketing Hollywood Branded, uma agência especializada em marketing indireto em filmes, séries e em vídeos de influenciadores.

De acordo com Jones, o copo de Game of Thrones foi atrelado a marca Starbucks mais de dez mil vezes em sites de internet, jornais, rádios e televisões ao redor mundo.

“Esta é uma colisão de oportunidades únicas para a Starbucks. Mas, na verdade, esses dados são só a ponta do iceberg, porque o que não está sendo monitorado ou estimado é o boca-a-boca nas mídias sociais em cima disso.”, disse em entrevista a CNBC.

A HBO já resolveu o problema e removeu o copo polêmico da cena através de efeitos visuais simples.

Game of Thrones é exibida aos domingos, na faixa das 22 horas (horário de Brasília), na HBO.

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