Não perca nenhum conteúdo! Siga o Vi nos Filmes no Instagram, Youtube e Tiktok

Comediante John Oliver é censurado do “Twitter chinês” após reportagem crítica ao presidente Xi Jinping

O comediante e apresentador jornalístico John Oliver teve todas as menções ao seu nome bloqueadas do Weibo, um site de microblogging considerado a versão chinesa do Twitter. O site, que é um dos espaços mais utilizados do país, é controlado de perto pelo Partido Comunista.

O bloqueio veio após o último domingo (17/06) onde Oliver dedicou 20 minutos de seu programa Last Week Tonight a falar sobre o atual Presidente da República Popular da China, Xi Jinping. No segmento ele expôs temas polêmicos envolvendo o atual presidente, como a perseguição política a adversários, abusos de direitos humanos e altos níveis de censura por parte do partido.

Tentativas de realização de novas postagens envolvendo o nome do apresentador ou do programa retornam avisos de erro na rede, citando que “a postagem violou leis relevantes, regulações ou as regras de comunidade do Weibo”.

Clipes do programa enviados por usuários ainda podem ser encontrados online em plataformas de vídeo do país, mas seu segmento mais recente não aparece nas buscas realizadas dentro do território chinês. O nome do apresentador entretanto parece não ter sido censurado em outros serviços populares do país, como a rede social Douban ou até mesmo o Zhihu, um popular fórum de perguntas e respostas.

O episódio terminou com uma paródia musical dedicada a Xi Jinping. No vídeo crianças ironizam a campanha do projeto chinês de infraestrutura “One Belt One Road”, que tem conclusão prevista para 2049 e pretende criar uma nova rota de comércio mundial. “Esta é a China que o Xi não quer que você veja, e é por isso que você deve ficar de olho neste cara.”, diz um trecho da música.

Veja abaixo o episódio completo (em inglês)