Baseado na vida da irmã da diretora Eva Libertad, o drama protagonizado por Miriam Garlo narra os conflitos de uma mulher surda durante vivência da maternidade.
Premiado internacionalmente, “Surda” chega às telonas brasileiras no Festival do Rio. Ao todo, serão quatro sessões: 2 de outubro, quinta-feira, às 17h, no Estação NET Rio; 4, sábado, às 20h, no CineCarioca José Wilker; 11, sábado, às 14h, no Reserva Cultural Niterói; 12 de outubro, domingo, às 18h30, no Estação NET Gávea. O filme dirigido por Eva Libertad é baseado na vida de sua própria irmã. A história protagonizada por Miriam Garlo acompanha os conflitos de uma mulher surda que vivencia pela primeira vez a maternidade. A distribuição nacional é feita pela Retrato Filmes.
“Surda” foi duplamente premiado no 75º Festival Internacional de Cinema de Berlim. O filme venceu o Prêmio do Público da Mostra Panorama, em que concorreu ao lado de outros 25 longas-metragens, e o prêmio independente Arthouse Cinema, concedido pela CICAE (Confederação Internacional de Cinemas de Arte e Ensaio). No Festival de Seattle, ganhou o Prêmio do Júri pela mostra ibero-americana. Em Málaga, mais cinco troféus: Melhor Longa-Metragem, Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem, Melhor Atriz (para Miriam Garlo), Melhor Ator (para Álvaro Cervantes) e o Prêmio do Público.
Além da coleção de louros, o novo drama também teve ótima repercussão na imprensa estrangeira. Segundo o The Guardian, “[Surda] se torna um exemplo perfeito de como o cinema pode ser um motor para a empatia, e certamente os espectadores não precisarão ser surdos para entender o que Angela está passando. As atuações são belamente sutis do começo ao fim.” O Screen Daily ressalta o trabalho da protagonista: “O sensível e compassivo longa de estreia de Eva Libertad explora de forma autêntica os desafios enfrentados por pessoas surdas em um mundo de ouvintes, sem jamais soar condescendente ou moralista. Um sucesso discreto, mas cativante”.
A primeira exibição de “Surda” no Brasil será no Festival do Rio e todas as sessões serão com legenda descritiva em tela, ampliando a inclusão de pessoas com deficiência auditiva no cinema. Ingressos estão à venda no site oficial do evento.
SERVIÇO FESTIVAL DO RIO
2 de outubro, quinta-feira, 17h00 – Estação NET Rio 2
4 de outubro, sábado, 20h00 – CineCarioca José Wilker 1
11 de outubro, sábado, 14h00 – Reserva Cultural Niterói 3
12 de outubro, domingo, 18h30 – Estação NET Gávea 1
Sinopse: Ângela, uma mulher surda, está esperando um filho com seu parceiro ouvinte, Héctor. A chegada do bebê abala o relacionamento dos dois, forçando Ângela a enfrentar os desafios de criar sua filha em um mundo que não foi feito para ela.
Elenco: Miriam Garlo, Álvaro Cervantes, Elena Irureta e Joaquín Notario
Ficha técnica
Direção e Roteiro: Eva Libertad
Produtores: Miriam Porté, Nuria Muñoz Ortín e Adolfo Blanco
Produção Executiva: Miriam Porté, Nuria Muñoz Ortín, Amalia Blanco e Gerard Marginedas
Produtores Associados: Manuel Monzón, Fernando Riera e Adrià Miró
Direção de Fotografia: Gina Ferrer García
Montagem: Marta Velasco
Direção de Elenco: Irene Roqué
Direção de Arte: Anna Auquer
Som: Urko Garai
Desenho de Som: Enrique G. Bermejo
Mixagem: Alejandro Castillo
Música Original: Aránzazu Calleja
Figurino: Desirée Guirao e Angélica Muñoz
Cabelo e Maquiagem: Mercedes Carcelén López e Cristina Gómez Marquina
Gerência de Produção: Goretti Pagès
Assistente de Direção: Miguel Gago
Produtoras: Distinto Films, Nexus CreaFilms e A Contracorriente Films








Leave a Reply