Com estreia marcada para 9 de outubro, filme de Maurílio Martins é a história de um primeiro amor que brinca com a lenda do capítulo final de “Caverna do Dragão”.
Antes da internet, do streaming e dos games de última geração, havia um ritual que toda criança dos anos 80 e 90 conhecia bem: sentar diante da TV e esperar pelo desenho favorito. Uns vibravam com as aventuras do He-Man; outros preferiam a energia dos Thundercats. Mas havia um desenho especial para a maioria — um que deixou no ar, até hoje, uma pergunta intrigante: existiu mesmo um episódio final? Estamos falando do desenho Caverna do Dragão com seus jovens transportados para um mundo mágico de unicórnios e dragões. Uma série que roubou o coração de toda uma geração e que alimenta este mistério há décadas.
É dessa lembrança coletiva que nasce O Último Episódio, novo longa de Maurílio Martins, sócio da Filmes de Plástico e codiretor de No Coração do Mundo. Ambientado em 1991, o filme acompanha Erik, um garoto de 13 anos que, para impressionar a menina de quem gosta, garante ter em casa a fita com o lendário final de Caverna do Dragão. Com a ajuda dos melhores amigos, ele busca uma saída para escapar dessa enrascada e, no processo, vive uma intensa história de amadurecimento — no melhor espírito dos grandes coming of age que marcaram gerações como os clássicos “Conta Comigo” e “Meu primeiro Amor”.
|
BASEADO EM FATOS A trajetória do filme também carrega as marcas do tempo: a ideia surgiu em 2009, virou roteiro em 2010, ganhou formato de longa em 2015 e só pôde ser filmada em 2021, em plena pandemia. Agora, O Último Episódio finalmente chega aos cinemas em 9 de outubro de 2025. “Fazer cinema é dolorido, mas também é muito amor”, afirma Maurílio. Um percurso longo, atravessado por memórias, que faz do lançamento não apenas a estreia de um filme, mas a reabertura de um baú afetivo guardado por toda uma geração. “De repente, quando você assiste, vê aquela sala de aula, aquela revista nas mãos dele, a banca de jornal. Esses lugares vão te transportando cada vez mais para aquela época junto com os objetos, a direção de arte primorosa e o figurino incrível. E, obviamente, com o roteiro baseado nessas memórias que eu vivi. Acredito que tudo isso vai te colocando dentro da história, aproximando você daquela realidade e tornando esse sentimento muito mais vivo”, explica o diretor. Mais do que a curiosidade sobre um episódio perdido, O Último Episódio fala daquilo que todo adolescente carrega: o frio na barriga do primeiro amor, a vontade de parecer mais corajoso do que realmente é e a força da amizade que nasce justamente nessas pequenas aventuras. Erik usa a imaginação como escudo para enfrentar a timidez e acaba descobrindo que crescer é também aprender a lidar com as consequências. O resultado é um coming of age com sotaque e alma bem brasileiros. |
|
|
|
SINOPSE |







Leave a Reply