Crítica – Garfield: Fora de Casa (The Garfield Movie)

O retorno do gato mais amado em uma animação que fará a alegria das crianças, mas não matará a nostalgia dos adultos.

Garfield encontrou o conforto da vida ao lado de Jon, graças a sua esperteza e, claro, apetite. Assim, a vida do gato mais guloso do planeta tem tudo a ver com devorar, principalmente, lasanha e outras delícias. Só que o preguiçoso bichano, que odeia a segunda-feira, leva um susto com a chegada do pai, sumido há anos. Isso porque ele resolve convidar o filho para experimentar uma missão longe do conforto do lar.

Garfield: Fora de Casa é um filme que começa com uma introdução muito legal para as crianças mais novas, que não conhecem o famoso gato, relembrando características únicas de sua personalidade em uma divertida apresentação. A trama trilha para caminhos interessantes, porém diversas vezes esses caminhos são interrompidos por diálogos fúteis, sem graça e mal escritos, forçando a barra para ser engraçado e arrancar o sorriso de algumas crianças. A obra conta também com lições de moral e narrações extremamente didáticas e desnecessárias.

Garfield: Fora de Casa – Sony Pictures (2024)

Os personagens secundários, incluindo a vilã, são bastante mal desenvolvidos e suas motivações não fazem sentido. Isso não atrapalhará a diversão das crianças mais novas, mas com certeza as que exigem o mínimo de desenvolvimento de personagem não ficarão satisfeitas. O clima de diversão está presente em todo o longa-metragem, e a história às vezes consegue ser envolvente, apesar de ser bem acelerada. O entretenimento das crianças será garantido, mas os pais, que irão acompanhá-las nessa jornada, talvez sairão da sala com uma sensação de vergonha alheia (por conta dos diálogos e autoexplicações) e de tempo perdido.

Garfield: Fora de Casa – Sony Pictures (2024)

De forma previsível, a história caminha de uma forma que não aproveita bem sua duração e tira todo o ar sarcástico e de humor ácido presente no personagem. Seu último filme, foi lançado 18 anos atrás, e é meio decepcionante que ele retorne para as telas de uma forma nada memorável e completamente infantilizado.

Lembrando bastante as últimas animações da Illumination, como “Minions 2”, as tentativas de humor são bastante falhas e deixam à desejar. “Garfield: Fora de Casa” é um filme que poderia ser muito melhor, mas não se esforça para isso.

Garfield: Fora de Casa – Sony Pictures (2024)

O filme estreia hoje nos cinemas e, como a maioria dos estúdios seguram os filmes infantis para estreiarem perto das férias escolares, Garfield acaba por ser um dos únicos filmes para crianças em cartaz, o que deve alavancar a bilheteria. O sarcástico gato laranja ainda tem muito para ser explorado, e as esperanças de vê-lo em uma grande obra do cinema não estão totalmente perdidas. Essa é uma boa pedida para tirar as crianças de casa e incentivá-las à ir ao cinema.

 

 

Garfield: Fora de Casa| The Garfield Movie
Estados Unidos, 2024, 101 min.
Direção: Mark Dindal
Roteiro: David Reynolds, Mark Torgove, Paul A. Kaplan
Elenco: Chris Pratt, Samuel L. Jackson, Hannah Waddingham
Produção: John Cohen, Kristen Caplan, Steven P. Wegner
Música: John Debney
Classificação: Livre
Distribuição: Sony Pictures

 

Não perca nenhum conteúdo! Siga o Vi nos Filmes no Instagram, Youtube e Tiktok