De fã para fã, Dev Patel mostra seu talento e sua capacidade de construir um filme de ação da melhor maneira.
Estrelado, produzido e dirigido por Dev Patel, “Fúria Primitiva” acompanha um jovem que ganha a vida em um clube de luta clandestino, onde, usando uma máscara de gorila, é brutalmente espancado todas as noites por lutadores mais populares. Após anos de raiva contida e uma vida muito dura, ele encontra uma maneira de se infiltrar na elite da cidade. À medida que seu trauma de infância ressurge, ele não mede esforços para acertar as contas com os homens da alta sociedade que tiraram o pouco que ele tinha.
Patel é fã de filmes de ação, então aqui ele aplica todas as fórmulas funcionais e agradáveis do gênero e se inspira em clássicos coreanos como “Oldboy” e em norte-americanos, como a franquia “John Wick”. Muitas cenas apresentam uma iluminação neon em tons de vermelho, azul e roxo, trazendo várias referências de obras conhecidas e aclamadas.

As coreografias e cenas de luta são impactantes, com destaque para uma cena envolvendo um aquário, que chama muita atenção. O filme equilibra a freneticidade com um segundo ato mais lento, aprofundando a trama e contextualizando a crítica política e religiosa sobre a Índia que o diretor quis retratar. Essa abordagem de desigualdade e injustiça na sociedade indiana, por trás de um longa-metragem de ação, é interessante, funcionando bem ao trazer uma reflexão social importante.

O talento de Dev Patel é o que mais impressiona. Já conhecido como ator, agora, trabalhando também por trás das câmeras, é impossível não ficar curioso para prestigiar seus próximos trabalhos como diretor e/ou produtor. A fotografia captura paisagens chocantes da Indonésia, onde a obra foi gravada. Os efeitos práticos e o pouco uso de CGI contribuem para elevar o nível de “Fúria Primitiva”, entregando ao público um espetáculo visceral de busca pela vingança.
A história do filme é uma reimaginação da lenda hindu de Hanuman, o Deus Macaco, conhecido por sua força, devoção e coragem. Na lenda, Hanuman desempenha um papel crucial ao encontrar Sita, esposa sequestrada do deus Rama, em Lanka.

Chegando com a distribuição da Diamond Films no Brasil, “Fúria Primitiva” irá agradar os amantes de uma boa e bem executada busca por vingança, onde conseguimos rapidamente nos empatizar do protagonista e compreender suas motivações. O roteiro bem escrito dá ao expectador um filme com uma boa profundidade e uma trama que entretém ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre diversos pontos sociopolíticos da Índia, onde a história acontece. Também por sua qualidade gráfica, essa é uma excelente opção para assistir nos cinemas.

Fúria Primitiva | Monkey Man
Canadá/Estados Unidos, 2024, 121 min.
Direção: Dev Patel
Roteiro: Dev Patel, John Collee, Paul Angunawela
Elenco: Dev Patel, Pitobash, Jatin Malik
Produção: Dev Patel, Jordan Peele, Ian Cooper
Direção de Fotografia: Sharone Meir
Música: Jed Kurzel
Classificação: 16 anos
Distribuição: Diamond Films











Leave a Reply